Evite Coimas! Sabe quais os documentos legais que um site deve conter para estar em conformidade?

Como ter um site em conformidade com a lei? Descubra quais os documentos que um site deve ter para cumprir as leis de privacidade e como criá-los.

Se está a perguntar a si próprio: “O que tenho de fazer para que o meu site esteja em conformidade com a legislação em matéria de privacidade?”, podemos ajudá-lo.

Conceber, criar e promover um site requer tempo, atenção e dedicação. São muitos os elementos a ter em conta para garantir que o site é funcional, esteticamente bonito, claro, bem estruturado e otimizado para os motores de busca. Mas isto não é suficiente…o site também tem de estar em conformidade com as leis e os regulamentos de privacidade.

A conformidade legal é frequentemente vista como um requisito residual. Muitos proprietários de sites dão pouca importância a este aspeto, ignorando as obrigações legais que regem as atividades online. Outros, por outro lado, acreditam que é um problema fácil de resolver, talvez utilizando um modelo genérico ou copiando texto de uma página web semelhante à sua. Mas a conformidade legal de um site é tão importante como a sua conceção e otimização.

O não cumprimento dos regulamentos e disposições em matéria de privacidade expõe o seu site a queixas e sanções. Além disso, não ter documentação legal (ou tê-la pouco clara ou incompleta) pode também prejudicar a sua imagem e reputação online com um impacto direto nas conversões do seu site, uma vez que os utilizadores estão cada vez mais preocupados com o respeito pela sua privacidade online.

Neste artigo, vamos resumir quais os documentos legais necessários em 2023 para ter um site em conformidade com a lei e como implementá-los. Lembre-se, no entanto, que este guia pode conter simplificações, não é exaustivo e não pretende ser um aconselhamento jurídico.

Regulamento de referência: RGPD, o Regulamento Europeu de Proteção de Dados

O RGPD, que significa Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, é um regulamento da União Europeia que rege a proteção dos dados pessoais dos cidadãos europeus.

As disposições do RGPD devem ser aplicadas por todos os sites que recebam visitantes da União Europeia e recolham dados dos utilizadores.

De acordo com o RGPD, os proprietários de sites devem informar os utilizadores sobre os motivos da recolha de dados e sobre a forma como os dados dos utilizadores são armazenados e processados.

Aqueles que não cumprirem as disposições do RGPD podem receber coimas até 20 milhões de euros ou sanções de 2% a 4% do volume de negócios global anual.

Principais documentos legais que devem constar de um site

Política de privacidade ou aviso de privacidade

Se tenciona recolher dados pessoais através do seu site (por exemplo, nomes ou endereços de correio eletrónico dos seus clientes), deve publicar uma Política de Privacidade para informar os seus visitantes sobre como e porquê os dados recolhidos serão utilizados e obter o seu consentimento para recolher e processar os dados.

A Política de Privacidade é um dos textos legais mais importantes em matéria de proteção de dados e serve para informar os utilizadores sobre os dados pessoais que recolhe, os meios que utiliza para os recolher, o que fará com os mesmos, como, e durante quanto tempo ficarão armazenados.

Que informações deve incluir uma Política de Privacidade?

• Data da última atualização da política.
  • Identificação e dados de contacto do responsável pelo tratamento de dados e do seu gestor, bem como do responsável pela proteção de dados, se aplicável.
  • Informações sobre o tipo de dados recolhidos, os métodos utilizados para os recolher e as atividades de tratamento (por exemplo, definição automática de perfis).
  • A finalidade para a qual os dados são recolhidos e a base jurídica que legitima o tratamento.
  • Medidas de segurança aplicadas para proteger os dados.
  • Período de conservação dos dados.
  • Informações sobre a comunicação ou transferência de dados para terceiros.
  • Eventuais transferências de dados para fora da União Europeia (por exemplo, se utilizar serviços cujos servidores estejam situados nos Estados Unidos).
  • Os seus direitos relativamente aos seus dados (acesso, retificação, cancelamento, limitação, portabilidade e oposição) e a forma de os exercer.