O que é política de Privacidade e como cria-lá

O que é uma Política de Privacidade e como criá-la de acordo com a lei.

Na era digital em que vivemos, a privacidade tornou-se uma questão cada vez mais importante e sensível. Todos os dias, as nossas informações pessoais são recolhidas e utilizadas pelos sites que visitamos. É por isso que a Política de Privacidade, ou Declaração de Privacidade, se tornou uma parte fundamental de qualquer site. Mas o que é exatamente a Política de Privacidade? Neste artigo, vamos explorar o significado e a importância deste importante documento legal ao abrigo do RGPD, o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia. Veremos também por que razão é crucial que todos os sites tenham uma Política de Privacidade clara e bem definida e como criá-la em conformidade com a lei.

O que é uma Política de Privacidade?

De acordo com o RGPD, todos os sites que processam dados pessoais devem ter uma Política de Privacidade, que informa os utilizadores do site sobre como os seus dados são processados e com que finalidade.

A Política de Privacidade é um documento fundamental que fornece informações sobre como os dados pessoais dos utilizadores do site são recolhidos, utilizados e protegidos. Além de ser um requisito legal para quase todos os sites, a Política de Privacidade ajuda os utilizadores a compreender que informações são recolhidas, como são utilizadas e com quem são partilhadas.

É importante que todos os sites tenham uma Política de Privacidade clara e bem definida, uma vez que tal garante a transparência e a proteção da privacidade dos utilizadores.

Quando é obrigatório o uso de uma Política de Privacidade?

A definição de “dados pessoais” é muito ampla e inclui informações de diferentes tipos, pois atualmente é muito improvável que um site não processe dados pessoais.

Em suma, é necessário ter uma Política de Privacidade:

• Quando o site recolhe dados pessoais, como os dados pessoais dos utilizadores.
  • Quando os dados são recolhidos para fins que não são exclusivamente pessoais.
  • Quando os dados são recolhidos por terceiros como Facebook e Google.

O que deve conter uma Política de Privacidade?

A Política de Privacidade deve ser clara e completa, para ser válida, e deve conter as seguintes informações:

• A data de entrada em vigor do documento
  • O tipo de dados pessoais recolhidos
  • Os métodos e as finalidades do tratamento
  • A identidade do responsável pelo tratamento de dados e/ou do subcontratante
  • Quaisquer fornecedores terceiros com os quais as informações são partilhadas (por exemplo, vários widgets instalados no site, quaisquer botões para partilhar informações nas redes sociais, serviços de estatísticas, etc.)
  • A base jurídica do tratamento;
  • Os direitos dos utilizadores relativamente aos seus dados e as formas de os exercer.

É igualmente necessário assegurar que a Política de Privacidade seja atualizada, clara, facilmente acessível e compreensível.

Ambos visam proteger a privacidade dos utilizadores, mas existem diferenças fundamentais entre os dois:

• A Política de Privacidade fornece uma visão abrangente da forma como as informações pessoais são tratadas e utilizadas, destacando as políticas e os procedimentos que a organização implementa para garantir a privacidade do utilizador. Trata-se de um documento alargado e geral que abrange todas as práticas de privacidade da organização.

Estas informações podem ser apresentadas num único documento ou podem ser divididas em dois documentos separados.

Como criar uma Política de Privacidade em conformidade com a lei

Cumprir o RGPD e as disposições para garantir a privacidade online é uma obrigação legal. É por isso que ter uma Política de Privacidade clara, abrangente e em conformidade com a lei é de extrema importância para qualquer site.

Isto não significa que tenha necessariamente de consultar um advogado. Existem vários geradores de políticas de privacidade online que lhe permitem criar uma política de privacidade correta e completa em apenas alguns cliques. A amen.pt em parceria com a Iubenda disponibiliza um excelente Gerador de Políticas de Privacidade.

Pode criar a sua política de privacidade escolhendo entre milhares de cláusulas prontas, com a garantia de estar sempre em conformidade com a regulamentação nacional e internacional. De facto, a Iubenda, empresa líder no domínio das ferramentas de privacidade e conformidade para sites e aplicações, dispõe de uma equipa de advogados experientes que analisam diariamente a legislação portuguesa e europeia em matéria de privacidade e atualizam automaticamente a documentação de acordo com as necessidades específicas do site.

Descubra as nossas soluções de conformidade legal para criar e gerir de forma rápida e fácil todos os aspetos de conformidade do seu site.