A importância de um Certificado SSL para validação de um domínio

O que é um certificado SSL para validação de um domínio de uma empresa? Porque é tão importante para melhorar a segurança e credibilidade do website de uma empresa?

Ter um Certificado SSL é de suma importância por duas razões essenciais: segurança e credibilidade.

Em termos de segurança, a utilização do protocolo HTTPS garantido pelo Certificado SSL protege os visitantes do website ao encriptar as informações trocadas e ao permitir a introdução de dados sensíveis com total tranquilidade.

Por outro lado, no que diz respeito à credibilidade, a utilização de um Certificado SSL permite que o website e a empresa se apresentem online como fiáveis e dignos de confiança aos olhos dos internautas da web.

Os Certificados SSL são essenciais para qualquer tipo de website de forma a assegurar a transmissão segura de dados. Mas os certificados SSL não são todos iguais… alguns só permitem uma ligação HTTPS segura, outros garantem também a identidade do site e a fiabilidade da empresa.

Vejamos as principais diferenças entre os vários Certificados SSL e as vantagens de escolher um Certificado SSL validado por uma empresa.

Certificados SSL: os diferentes tipos de validação

Os certificados SSL são emitidos por autoridades de certificação acreditadas, seguindo um procedimento de validação que pode ser mais ou menos exaustivo.

Existem principalmente 3 tipos de validação aos quais correspondem 3 tipos diferentes de Certificados SSL:

• Validação de domínio – Certificado DV SSL (Validação de Domínio/Domain Validation)
    Com este tipo de validação, a Certification Authority verificará se o requerente é efetivamente o proprietário do domínio sem dar garantias sobre a empresa. O Certificado SSL com este tipo de validação não mostrará informações sobre a organização requerente e não garantirá que o site em questão esteja efetivamente ligado à empresa requerente.
  • Validação da organização – Certificado OV SSL (Validação da organização/Organization Validation).
    Com este tipo de validação, para além da verificação do domínio, a Certification Authority verificará também a existência real da empresa que solicita o certificado. A informação do candidato será contida no próprio certificado para garantir, aos utilizadores finais, a fiabilidade do site que estão a visitar ou a fazer compras.
    Validação Alargada – Certificado EV SSL (Validação Alargada/Extended Validation).
    A Validação Alargada implica  um processo de verificação muito preciso e rigoroso: a Certification Authority verificará o que já está previsto para as certificações OV, acrescentando mais verificações sobre a saúde da empresa requerente. Um website com este tipo de validação obtém um Certificado SSL EV (Extended Validation), e poderá mostrar a verde no browser, o nome da empresa para garantir aos seus utilizadores a máxima fiabilidade do website.

Só com um Certificado SSL de Validação da Organização ou de Validação Estendida é que uma empresa informa aos seus visitantes que o website em que estão a navegar ou a fazer compras está de facto ligado à empresa em questão.

3 boas razões para escolher um Certificado SSL validado por empresa certificada

1. Proteção contra phishing

A utilização de um Certificado SSL validado pela empresa protegerá a sua empresa de “phishing” no seu website, um aspeto muito importante que não pode ser garantido por um Certificado SSL DV (Domain Validation/Validação de Domínio). De facto, domínios com Certificados DV SSL são frequentemente utilizados para esquemas online onde um utilizador é enganado pelo facto de o site parecer estar seguro (porque está em https) mas na realidade não está ligado à empresa em questão mas a alguma pessoa maliciosa.

2. Máxima flexibilidade

Nos certificados SSL OV e EV, é possível adquirir a opção Wildcard, que lhe permite proteger os subdomínios do site com um único certificado, ou a opção SAN para proteger, dentro do mesmo certificado, até 250 domínios pertencentes à mesma empresa mas com diferentes “nomes comuns”.

Ambas as opções garantem flexibilidade e proteção mesmo para sites muito grandes e estruturados e para empresas que têm várias marcas a proteger dentro do mesmo certificado.

3. Garantia de fidedignidade e credibilidade

A principal vantagem que uma empresa pode obter com a utilização de certificados  SSL OV e EV é que pode garantir aos seus visitantes que a marca por detrás do website é de confiança.

Este aspeto é de importância fundamental especialmente para sites de e-commerce onde o cliente pode ter a certeza de comprar numa loja ligada a uma empresa verificada por um organismo externo que garante estabilidade e fiabilidade.

É certamente importante para uma empresa transmitir os seus dados através de um canal seguro (o protocolo HTTPS), mas também é igualmente importante mostrar que é fiável e digno de confiança através de um certificado de validação da empresa.

Porquê escolher a Amen.pt

Os certificados SSL da Amen.pt são emitidos pela Sectigo, a empresa líder mundial em segurança web.

Com os certificados SSL da Amen.pt oferece aos seus utilizadores uma ligação segura e uma garantia de que a sua empresa e website são dignos de confiança.

Na Amen.pt disponibilizamos Certificados SSL que cumprem os requisitos e padrões da indústria.
Apresentamos uma ampla oferta de forma a corresponder às suas necessidades. Escolha a melhor para a segurança do seu website, escolha os certificados SSL certificados SSL da Amen.pt!